MENU

 Biografia >> Biografia dos autores e escritores 
Biografia dos autores das principais leituras do Vestibular
 
Biografia de Afonso de Guimarães

 

Afonso de Guimarães 

Afonso Henrique da Costa Guimarães nasceu em Ouro Preto (Minas Gerais) a 24 de julho de 1870 e morreu em Mariana (no mesmo Estado) a 15 de agosto de 1921.

Depois de uma adolescência agitada, em que as suas atribulações e fracassos culminaram com a morte da prima Constança, por quem se tinha apaixonado, o poeta resolveu deixar o seu Estado natal e passou a residir em São Paulo. 

Em 1890, matriculou-se na Faculdade de Direito. Cinco anos mais tarde, já exercia as funções de promotor de justiça em Conceição do Serro (Minas) e, pouco tempo depois, era nomeado juiz substituto.

Para ocupar as longas horas que lhe restavam dos seus afazeres profissionais, resolveu adotar as letras como seu passatempo intelectual favorito. 

Tomou-se famoso como poeta simbolista, usando o pseudônimo Alphonsus de Guimaraens. 
Dedicou-se também ao jornalismo, deixando esparsos pela imprensa muitos dos seus trabalhos.

Publicou os seguintes livros: Dona Mística, Setenário das Dores de Nossa Senhora, Pastoral aos Crentes do Amor e da Morte e o poema Kíriale

Em 1938, o Ministério da Educação publicou tôda a obra poética de Afonso de Guimarâes, precedida por uma nota biográfica, escrita pelo seu filho Jogo Afonso, numa primorosa 

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.