MENU

 Biografia >> Biografia dos autores e escritores 
Biografia dos autores das principais leituras do Vestibular
 
Biografia de Álvares de Azevedo

 

Álvares de Azevedo

Introdução 
Manuel Antônio Alvares de Azevedo nasceu em 12 de setembro de 1831 na cidade de São Paulo, de pai fluminense, estudante de Direito, e mãe goiana ambos de gente importante. Bacharelou-se em Letras no Colégio Pedro II em fins de 1847.

De 1844 a 1845 passou seis meses e fez alguns preparatórios em São Paulo, para onde foi morar no começo de 1848. Matriculou-se na Faculdade de Direito.

Mas nas férias de 1851-2 adoeceu no Rio, onde as passava sempre e depois de dolorosa operação para extrair um tumor na fossa ilíaca, morreu quando a cursava o 5° ano, no dia 25 de abril de 1852. Tinha vinte anos e sete meses.

Apesar de muito jovem, era muito culto e, além do francês sabia bem inglês. o que lhe permitiu ler no original alguns dos grandes clássicos românticos, como Shakespeare que a maioria dos seus contemporâneos brasileiros lia em traduções.

Além deles, conhecia os clássicos latinos e portugueses. sem falar na paixão, em especial por Victor Hugo.

Segundo Antonio Cândido, a sua personalidade bem marcada pode ser aferida pelo cunho singular vista em algumas opiniões criticas nos seus ensaios.

Conhecido como o poeta macabro do romantismo, previu a morte de dois amigos que efetivamente desapareceram sem deixar rastro, sua vida pessoal é tema de grande confusão entre os críticos pois uns bendizem-no como um santo franzino e virginal, outros pinçam-lhe a alcunha de depravado e demoníaco.


É o principal representante no Brasil da influência byroniana (ultra-romântica) dos ingleses e alemães como todo escritor da paulista capital teve fim trágico bem a gosto burguês dos acadêmicos do Largo de São Francisco do século XIX.

Fonte: Setanet

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.