MENU

 Dicas >> Dicas que ajudam a você passar no Vestibular
Confira as dicas que pode ajudar você a passar no Vestibular!!
 
Faça o que você gosta! 

 

Faça o que você gosta! 

Bom!! Existem profissões que estão na moda e que tem um bom campo de trabalho, marketing, propaganda, engenharia da computação, eng. elétrica , turismo e hotelaria e outros. Muitos vão por esse lado, mas digo pra vocês que o segredo está em fazer o que você gosta, porque se não gostar do curso, além de ser penoso, você nunca vai se destacar na área. 

Vou contar uma história que criei pra explicar melhor...

Um jovem muito inteligente tem dom para ser desenhista, mas ele pensa: vou prestar vestibular para desenho industrial ou medicina. Desenho industrial: pouco glamour entre os vestibulandos, não muito concorrido. Medicina: nem precisa dizer, né?

Suponhamos que ele passa em medicina e entra nessa por causa do glamour. Ele entra na faculdade de medicina e se "ferra", como ele é inteligente, ele pode até conseguir terminar o curso, mas como não gosta do que faz, não tem estimulo para ler livros da área, não tem o mesmo brilho nos olhos dos apaixonados pela profissão, então, não destaca entre os demais...não tem interesse, porque é sempre penoso praticar a função. Dentro desse nível ele não terá sucesso profissional e no máximo que ele vai conseguir e trabalhar no SUS ganhar pouco e descontar nos pobres coitados que vão lá procurar atendimento.

Mas veja por outro lado...se ele tivesse seguido seu coração. Teria feito Desenho industrial, ia cada vez mais se atualizar, porque o interesse vem naturalmente, ia se destacar pelo que faz porque é apaixonado, poderia trabalhar em uma grande empresa desenhando carros e ganhar muito mais do que um médico do SUS.

Então eu digo: E daí que ele fez desenho industrial? O importante não é o curso, mas é você e a sua paixão pelo que faz. Seja qualquer curso que fizer, a concorrência no vestibular ou no mercado de trabalho, o que vai fazer diferença é VOCÊ. A diferença está em como você encara as coisas e como se dedica!

Eu digo para você - siga seu coração - lute pelo que quer realmente, não importa o tamanho da dificuldade. 

Nossa!!! acabei de fazer essa frase: 
"Nenhuma luta é muita, quando a causa é justa" - Rosimeire Feliciano

Então lembre-se desse frase que acabei de criar. Pense que você vai trabalhar a vida toda nessa área.. talvez chegue a trabalhar 50 anos na mesma profissão, então pense em algo que você tenha prazer em fazer, porque se você ama o que faz, o sucesso é uma conseqüência.

O que vale a pena também é conversar com um profissional da área que você está avaliando, para ter mais detalhes do dia-a-dia da função. A maioria dos profissionais não negam esse tipo de informação. 

Texto de Rosimeire Feliciano

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.