MENU

 Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes)

Informações sobre o exame do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)

 
ENADE - O que é?

 

Um dos exames do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) foi criado para substituir o provão a partir de 2004.

Em seu primeiro ano, o exame será aplicado a 13 cursos- agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.

Devem se inscrever para o Enade todos os estudantes do primeiro e último anos de casa curso. Ao contrário do exame anterior, que era aplicado a todos os estudantes apenas no último ano da graduação, o Enade prevê uma avaliação por amostragem através de sorteio dos inscritos. Neste caso, apenas os alunos que forem sorteados terão a obrigatoriedade de comparecer ao exame sob pena de não receber o diploma. Com este novo sistema, os cursos passam a ser avaliados a cada três anos.

O ranking da qualidade de cursos também será elaborado de maneira diferente. Na metodologia aplicada anteriormente, a classificação das universidades era feita apenas a partir da nota geral dos alunos no exame. As pontuações para o curso e para a instituição eram dadas separadamente. Já o Enade aplicará uma avaliação conjuntural que atribuirá uma nota à instituição levando em conta o desempenho dos estudantes, o curso e a estrutura oferecida pela instituição. Ainda não foi definido o peso que cada um destes indicativos terá no resultado final. 

O perfil e a responsabilidade social da instituição também sofrerão mudanças no sistema de avaliação. A nota passará a ser dada a partir da avaliação feita por uma comissão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e por uma comissão interna composta por diretores, professores, alunos e funcionários da faculdade.

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.