MENU

 Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes)

Informações sobre o exame do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)

 
ENADE -Perguntas Freqüentes sobre as Inscrições

 

Perguntas Freqüentes sobre as Inscrições

3. INSCRIÇÕES 
3.1. De quem será a responsabilidade pela inscrição do estudante? 

A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), conforme § 6º do art. 5º da Lei 10.861/2004 e respectivo regulamento. 

3.2. Quando a IES receberá as informações para as inscrições no Enade 2007? 

O Inep enviará aos dirigentes das IES e aos respectivos coordenadores de cursos/habilitações das áreas selecionadas para o Enade 2007, as instruções e os instrumentos necessários ao cadastramento eletrônico (inscrições) dos estudantes habilitados, até o dia 31 de julho de 2007. 

3.3. Qual o período de inscrições no Enade 2007? 

O período de cadastramento eletrônico (inscrições) dos estudantes habilitados será de 31de julho a 31 de agosto de 2007. 

3.4. Quais os procedimentos preparatórios ao processo de inscrição? 

1º)Identificação dos estudantes habilitados 

Identificar, por meio do serviço de controle acadêmico, todos os possíveis concluintes e ingressantes habilitados ao Enade. Para isso, a IES deve desenvolver mecanismos operacionais que assegurem a cada estudante a atualização do seu cadastro pessoal. 

2º)Atualização cadastral do curso/habilitação

Identificar o Pesquisador Institucional da IES e solicitá-lo, sempre que necessário, que proceda às atualizações dos dados de curso/habilitação, bem como do respectivo coordenador, no SiedSup. 

3º) Divulgação da lista dos estudantes habilitados 

Divulgar amplamente, junto ao corpo discente, a lista dos estudantes habilitados ao Enade, antes do envio do cadastro dos estudantes (inscrições) ao INEP. 

3.5. Qual o procedimento com relação ao estudante que trancou a matrícula ou está afastado da IES? 

O estudante que estiver matriculado em 1º de agosto de 2007, independente da sua situação de matrícula (com matricula trancada ou afastado da IES), mas habilitado como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no Enade. 

É também obrigatório inscrever o estudante que esteve afastado da IES e retornou para cumprir os créditos ou que esteja apenas fazendo a monografia para concluir o curso. 

3.6. Quais os passos para proceder ao cadastramento eletrônico dos estudantes? 

1º) Retirar a Senha de acesso às inscrições na página da Internethttp://enade.inep.gov.br a partir do dia 31 de julho de 2007. 

2º) Informar os seguintes dados dos estudantes habilitados: CPF, nome completo, número da carteira de identidade, data de nascimento e, especialmente, endereço completo e atualizado, além da indicação das necessidades especiais de atendimento (para os casos de deficiência física, visual e/ou auditiva). 

Observação: Se não houver estudantes habilitados ao Enade 2007, a IES deverá informar ao INEP, no sistema, a “inexistência de estudantes” para o Exame. 

3º) Orientar os estudantes habilitados ao Enade sobre o ônus do descumprimento desse componente curricular. 

Observações: 1) A inscrição ao Enade não está condicionada à atualização de matrícula nem tampouco à regularidade no pagamento de mensalidades escolares. 

2) Éindispensável que o responsável pela “exportação de dados” observe os erros durante o procedimento. 

3.7. Qual o procedimento para seleção dos estudantes habilitados? 

O Inep realiza o processo de seleção dos estudantes utilizando técnicas estatísticas de amostragem. 

Sempre que o número de estudantes habilitados for inferior àquele estabelecido no processo amostral para garantir a confiabilidade dos resultados, as avaliações serão censitárias, ou seja, todos os estudantes habilitados do curso serão submetidos ao Exame. 

3.8. Quando e como será divulgada a lista dos estudantes selecionados para o Enade 2007? 

Até o dia 25 de setembro de 2007, o Inep divulgará a lista dos estudantes selecionados para participação no Enade na página http://enade.inep.gov.br,. 

Observações: 1) A lista dos estudantes selecionados para o Enade deverá ser divulgada amplamente, junto ao corpo discente, logo após sua divulgação pelo Inep. 

2) É indispensável que o responsável pelas inscrições dos estudantes no Enade imprima a lista de “Selecionados” e a de “Não selecionados”. 

3.9. O local de prova (município) do estudante poderá ser alterado? 

O estudante que estiver realizando estágio curricular ou outra atividade curricular obrigatória fora do município de funcionamento do próprio curso, em instituição conveniada com a IES de origem, poderá realizar o ENADE 2007 no mesmo município onde está realizando a respectiva atividade curricular ou em município mais próximo, caso não esteja prevista aplicação de prova naquele município. 

Observação: É de responsabilidade do dirigente da IES alterar os locais de prova na página ( http://enade.inep.gov.br) até o dia 04 de outubro de 2007. 

3.10. O local de prova (município) do estudante de curso de Educação a Distância poderá ser alterado?

O estudante de curso de Educação a Distância fará a prova do ENADE 2007 no município de funcionamento do pólo de apoio presencial, conforme consta no cadastro da IES no Sistema Integrado de Educação Superior (SIEdSup), ou em município mais próximo, caso não esteja prevista aplicação de prova naquele município. 

Observação: É de responsabilidade do dirigente da IES alterar os locais de prova na página ( http://enade.inep.gov.br) até o dia 04 de outubro de 2007. 

3.11. Quando e como serão divulgados os locais de prova? 

A partir do dia 22 de outubro de 2007, a lista dos locais de prova do Enade 2007 estará disponível na página do Inep ( http://www.inep.gov.br) e será enviada, via ECT, aos coordenadores de curso. Será também enviado, via ECT, aos estudantes selecionados na amostra, o Cartão de Informação do Estudante com as informações necessárias, inclusive do seu local de prova, e, ainda, o questionário socioeconômico a ser entregue no dia da prova. 

Observações: 1) O estudante que não receber o Cartão de Informação do Estudante informar-se sobre o local de prova: 1º) junto ao coordenador do seu curso; 2º) na página do Inep: http://www.inep.gov.br; ou 3º) no programa Fala Brasil - telefone 0800-616161 (ligação gratuita). 

2) O estudante que não receber o seu cartão deve apresentar-se no dia, horário e local estabelecido para a prova, munido apenas da Carteira de Identidade. 

3) O questionário socioeconômico, embora de grande importância para compor o perfil dos estudantes, é de participação voluntária. Aquele que não receber, ou optar por não respondê-lo deverá apresentar-se no dia, horário e local estabelecido para a prova, munido apenas da Carteira de Identidade. 

4: Não será permitido o acesso ao local de prova após as 13h (horário de Brasília). 

Para mais informações acesse: http://www.inep.gov.br/faleconosco/

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.