MENU

 Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes)

Informações sobre o exame do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)

 
ENADE - Perguntas Freqüentes sobre os Resultados

 

Perguntas Freqüentes sobre os Resultados

6. RESULTADOS 

6.1. Quando será encaminhado o Relatório dos Estudantes em situação regular junto ao Enade 2007? 

Até o dia 11 de dezembro de 2007, ou seja, um mês após a prova, o INEP enviará ao coordenador do curso/habilitação, cadastrado no SiedSup, o Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2007, que permitirá a IES registrar no histórico escolar do estudante a sua situação junto ao Enade. Esse Relatório será encaminhado via ECT, por Aviso de Recebimento. 

6.2. O que ocorre com o estudante que foi inscrito fora do prazo de inscrição? 

O estudante inscrito fora do prazo de inscrição não entra na amostra, portanto a sua nota não será considerada no resultado do curso, mas estará disponível para esse estudante o seu Boletim de Desempenho. 

6.3. Como é calculado o Conceito do Curso (ENADE Conceito)? 

Calcula-se o conceito do curso pela média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico, da nota padronizada dos ingressantes no componente específico e da nota padronizada em formação geral (concluintes e ingressantes), possuindo estas, respectivamente, os seguintes pesos: 60%, 15% e 25%. Assim, a parte referente ao componente específico contribui com 75% da nota final do curso, enquanto que a parte de formação geral contribui com 25%. 

O conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área. 

6.4. Como é calculado o IDD Conceito? 

O Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) tem o propósito de trazer às instituições informações comparativas dos desempenhos de seus estudantes concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais instituições cujos perfis de seus estudantes ingressantes são semelhantes. Entende-se que essas informações são boas aproximações do que seria considerado efeito do curso. 

O IDD é a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso e representa, portanto, quanto cada curso se destaca da média, podendo ficar acima ou abaixo do que seria esperado para ele baseando-se no perfil de seus estudantes. 

Conceito IDD é uma transformação do IDD Índice, de forma que ele seja apresentado em cinco categorias (1 a 5) sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível no IDD Conceito. 

6.5. Por que o Curso está Sem Conceito (SC) no “Enade Conceito”? 

O Curso está sem Conceito (SC) quando não tem estudante (ingressante ou concluinte) selecionado na amostra que participou efetivamente do Enade, realizando a prova. 

6.6. Por que o Curso está Sem Conceito (SC) no “IDD Conceito”? 

Pode existir 3 (três) motivos: 

menos de 11 ingressantes; 
menos de 11 concluintes; 
nota zero (boicote). 
6.7. Quais os relatórios do Enade? 

1.Relatório do Aluno 

2.Relatório do Curso 

3.Relatório da Área 

4.Relatório da Instituição 

5.Resumo Técnico 

6.Relatório de Conceitos 

7.Relatório Técnico-Cientifico 

6.8. Onde posso encontrar o Relatório de Curso? 

Na página ( http://enade.inep.gov.br), nos menus correspondentes a cada ano do Enade, estão disponíveis todos os relatórios de curso (com exceção dos casos de apenas 1 aluno avaliado no curso). 

6.9. Onde posso encontrar o Relatório Global da Área (Relatório Síntese)? 

Na página ( http://enade.inep.gov.br), nos menus correspondentes a cada ano do Enade, estão disponíveis, por meio da opção RELATÓRIO SÍNTESE, as informações das áreas avaliadas. 

Para mais informações acesse: http://www.inep.gov.br/faleconosco/

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.