MENU

Conteúdo para aprimorar seus conhecimentos >> conteúdo para vestibulandos!
Conteúdos - aprimore seus conhecimentos sobre o vestibular
 
AS DICAS DO COBRA

 

As dicas do Cobra

O preparador físico Nuno Cobra, que preparou atletas de ponta, entre eles o tri-campeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, diz que não inventou nada revolucionário para preparar seus atletas e muito menos para ter uma boa preparação física ( Isso inclui os vestibulandos). 

Seu programa tem apenas um conjunto de normas do bom senso, que exige mais disciplina do que sacrifício de quem deseja manter a saúde. 
Sono – Dormir de sete a nove horas por dia é imprescindível. Mas é bobagem ir para a cama às 2 da madrugada e levantar às 11 da manhã do dia seguinte. Uma noite bem dormida equivale a ir para a cama no máximo às 22 horas e levantar às 6 ou às 7.

Alimentação – Aveia e frutas de manhã, grelhados e saladas no almoço, refeições leves no jantar. É essencial manter uma regularidade na alimentação, trocar o açúcar refinado por adoçantes naturais e esquecer a manteiga e os queijos amarelos. 
O segredo, diz o preparador físico, é não lamentar os sabores perdidos e sim redescobrir o sabor dos alimentos. Mastigar bastante ajuda nessa tarefa, além de impedir que se coma muito.

Coração – É a chave para tudo. Se ele bate muito para pouco trabalho, é sinal que está fraco e destreinado. Para uma pessoa comum o ideal é que ele bata sessenta vezes por minuto em situação de repouso e entre 120 e 130 pulsações quando exigido para uma corrida de uma hora. 
Por isso o programa de Nuno Cobra começa com caminhadas, que depois evoluem para corridas lentas, e finalmente mais aceleradas. Para cada três dias de corrida um de descanso.

Músculos – Só se deve pensar neles depois que o sistema cardiovascular está dando conta do recado. Exercícios de musculação não dão apenas mais força e melhor aparência como também faz bem para o ego. Dá mais segurança e desenvoltura em qualquer situação diz Nuno. 

Cuidado com os excessos: ginástica bem feita boa é aquela feita enquanto o coração está abastecendo o corpo de oxigênio. Em aparelhos bastam 20 minutos por dia de musculação depois da corrida.
Gordura – É muito difícil vencer todas as tarefas anteriores e continuar gordo. 
Mas, nessa hipótese, não se renda aos remédios. Aumente a carga de exercícios, dentro de um ritmo normal de trabalho cardíaco, e controle a boca. Nuno acha ginástica localizada uma bobagem.

Cabeça – Se o tratamento não envolver essa parte do corpo, nenhuma dessas prescrições vai dar algum resultado. Para a maior parte das pessoas, entrar em forma significa mudar de vida. 

Ao contrário do que imaginam os maníacos por estudo, os cuidados com a própria saúde melhoram a qualidade do que se faz. 
Bom descanso. 

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.