MENU

Conteúdo para aprimorar seus conhecimentos >> conteúdo para vestibulandos!
Conteúdos - aprimore seus conhecimentos sobre o vestibular
 
DIA NACIONAL DO TURISMO

 

Dia Nacional do Turismo

O Dia Nacional do Turismo é celebrado em 2 de Março. E, para pensar nesta data, nada melhor do que fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento dessa atividade, que para muitos, cresce cada dia mais e, para outros, está longe de atingir o potencial econômico e social que possui no Brasil, 
De acordo com a pesquisa realizada pela World Travel & Tourism Council (WTTC), em 2007, o Turismo foi responsável pela criação de 231 milhões de empregos no mundo.

Dentro dessa idéia, ao pensarmos na região de Franca para a área de turismo, é possível verificar que os investimentos realizados no desenvolvimento da infra-estrutura toma conta dessa região. A exemplo disso, situa-se o crescimento da  infra-estrutura  considerada espinha dorsal do turismo, sendo um dos setores de maior empregabilidade, apresentando crescimento considerável em suas diferentes tipologias, sendo hotéis, pousadas, camping, motéis, flats, resorts dentre outros. 

Temos que considerar para Franca e região o forte crescimento das agências de turismo, empresas consideradas facilitadoras nos serviços prestados entre consumidores e fornecedores de produtos turísticos, fazendo com que possa haver uma maior maximização de tempo e dinheiro. Nota-se, ainda, que os espaços destinados à realização de eventos, tais como buffets, restaurantes, clubes, bares, ginásio de esportes, estão se preparando para atender a demanda deste segmento. Não esquecendo das empresas que oferecem serviços terceirizados, cada vez mais especializadas em tecnologia de ponta, transformando os eventos dos mais variados tipos, sendo eles festas, formaturas, bailes, desfiles, feiras e shows em um acontecimento apoteótico.

Outra questão a ser exposta é sobre a região de Franca com sua vocação na oferta de produtos turísticos formatados em cachoeiras, represas, rios, lagos, trilhas ecológicas, esportes de aventura e outros atrativos que no segmento de eco turismo, é muito importante na captação de turistas que apreciam essa modalidade de turismo. Destaca-se, ainda, a grande movimentação do turismo de negócios incrementando a economia local.

Não podemos deixar de citar as prefeituras dos municípios circunvizinhos que, com olhos atentos aos turistas, efetivam parcerias junto às universidades com o objetivo de aliar o conhecimento acadêmico à realidade do seu município. 

No entanto, fica evidente que há que se terem profissionais competentes com conhecimento teórico e prático nas diferentes áreas do saber que envolve esse fenômeno denominado “Turismo”. É dessa forma que o turismo cresce silenciosamente na movimentação de pessoas, gerando renda, resgatando e preservando a cultura da comunidade local, preservando o meio ambiente se bem trabalhados e planejados de forma profissional em busca de sustentabilidade econômica, social, cultural e ecológica.

Turismo seja bem-vindo!

Adriana Gaspari - Diretora do curso de Turismo da Universidade de Franca - Unifran 

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.