MENU

 Revisão >> Revisão das principais matérias do Vestibular
Curso de Redação
 
Orientação específica - Estrutura
 

 

Orientação específica - Estrutura

Estrutura: Introdução / Desenvolvimento / Conclusão / Uniformidade

Estrutura Linear

A estrutura de um texto é sua forma. É o trabalho da idéia, é a elaboração cuidadosa e bem organizada dos argumentos que vão tendo o seu lugar no desenvolvimento da redação.

A estrutura é o ponto de sustentação de um texto. É o equilíbrio formal que se atinge ao dosar a importância das idéias e ao colocá-las, a partir de sua importância, distribuídas na redação uniformemente em seqüência.

O texto deve possuir uma estrutura uniforme linear. Parte-se de uma introdução que nada mais é do que uma tomada de posição em relação ao tema que se propõe a desenvolver.

A introdução é a primeira parte, o primeiro contato do aluno com o seu texto, e não se deve sobrecarregá-la de argumentações; ela é apenas a apresentação, a colocação do aluno perante o tema a tratar mais pormenorizadamente no decorrer do texto.

O desenvolvimento é o corpo do texto. É a parte que contem o organismo, os elementos a serem mais valorizados dentro da redação.

O que se discute, idéias e conceitos a serem levantados, posições antagônicas, tudo isso se coloca no desenvolvimento, na forma que vai dissecando e esmiuçando o tema, até conduzi-lo ao fecho, à conclusão que se chegará depois de tudo for levantado e discutido.

A conclusão é a chave, é a síntese do que se discutiu, e que agora se apresenta como arremate aos conceitos colocados nas partes anteriores. Não há necessidade de se resolver o problema proposto, de solucioná-lo totalmente.
A própria dúvida que ainda persiste é uma colocação válida que poderá levar o leitor a uma conclusão sua, bastante pessoal e independente. 

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.