MENU

 Revisão >> Revisão das principais matérias do Vestibular
Curso de Redação
 
Orientação específica - Gramática
 

 

Orientação específica - Gramática

A gramática não é o elemento essencial do texto e sim um elemento acessório. Como elementos essenciais temos a estrutura, o conteúdo e a linguagem.

Pontuação: um texto mal pontuado vai levá-lo à obscuridade. A pontuação deve ser bem cuidada para que o sentido original do texto não perca a sua significação e não se torne ambíguo e até mesmo compreensível. O aluno deve acautelar-se para não pontuar excessivamente, pois o uso excessivo de vírgulas enfáticas, muitas vezes cai em erro, como o de separar sujeito de verbo ou de objeto.

É melhor um texto composto por orações absolutas, com sujeito claro e estrutura gramatical comum, do que o uso de ordens inversas mal construídas e duvidosas.

Ortografia: Erros ortográficos podem dificultar a compreensão do texto por parte do leitor. Deve-se conhecer a grafia da palavra a ser colocada para que não se cometam erros primários que não podem ser cometidos de forma alguma.

Regência: Saber usar verbos e pronomes é muito importante. Deve-se tomar cuidado com verbos que pedem artigo e saber usá-los corretamente. O mesmo com o uso dos pronomes. Exemplo: O homem assistiu ao filme. O homem assistiu um filme (errado).

Concordância: Erro dos mais graves gramaticalmente. Erros graves de concordância podem mesmo prejudicar um texto com boa estrutura ou idéias. Parece absurdo ao aluno dizer-se que o sujeito deve concordar com o verbo: isto é óbvio.

Acontece que o uso de frases longas e truncadas, carregadas de adjetivos torna muito mais fácil o surgimento de erros grosseiros. Novamente é frisada a importância de frases curtas e concisas para evitar isso.

Repare o exemplo: “Os homens, no nosso século conturbado, com tantos problemas, como todo trabalho que existe, está (os homens) se destruindo”. 

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.