MENU

 Revisão >> Revisão das principais matérias do Vestibular
Curso de Redação
 
Orientação específica - Linguagem
 

 

Orientação específica - Linguagem

Para que se tenha uma maneira adequada de se expressar é necessário que se use uma linguagem que mostre ser clara, isto é, ao escrever você deve dispor as palavras de modo a fazer o leitor entender plenamente suas idéias e posições.

Use sempre palavras de compreensão objetiva, o que não quer dizer cair em clichês, chavões ou lugar-comum, como por exemplo: “A vida é um mar de rosas”, “O amor é uma faca de dois gumes”, “ser mãe é padecer no paraíso”.

Quando se fala em palavras fáceis, quer se dizer termos acessíveis a todos que lerem, havendo a preocupação com o bom emprego do vocabulário, sabendo colocar as idéias,

usando um linguajar original, e isto significa o uso de palavras simples, numa forma elaborada, diferente da comum, ou seja, com um estilo próprio.

Por exemplo: “Quero ser uma boneca de pano pra ser infinita até no meu primeiro banho”. Até aqui já temos para a linguagem duas atribuições positivas: clareza e originalidade.

São portanto, estes quatro itens, clareza, originalidade, coerência e concisão, relevantes à linguagem e que traduzem linearidade e exatidão a ela. 

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.