MENU

 Revisão >> Revisão das principais matérias do Vestibular
Curso de Redação
 
Orientação Técnica
 

 

Orientação Técnica

Estas são as cinco propostas fundamentais de redação. Para todas elas, porem, divergências à parte, deve-se ter em mente de que são indispensáveis: coerência de conteúdo, uniformidade de estrutura, correção gramatical clareza de linguagem e, principalmente, originalidade e criatividade.

A nota que vai receber na sua redação, julgará o seguinte:
a) Adequação ao tema. A banca examinadora avalia se o vestibulando entendeu o tema proposto e redigiu um texto adequado a ele. Fugir totalmente ao tema proposto, implica "nota zero" ou nulidade de redação. Bem como se for ilegível.

b) Coerência no desenvolvimento do tema. As idéias contidas no texto devem estar interligadas de maneira lógica. O vestibulando não pode propor uma opinião no início do texto e desmenti-la no final. Outra condição de nulidade é não obedecer aos tipos de composição propostos (narração, dissertação, descrição). Procure não utilizar a primeira pessoa em sua redação, principalmente quando for determinado texto objetivo. Alguns vestibulares tiram pontos caso use. Sua opinião será dada por um sujeito indeterminado.

c) Norma culta. O candidato a uma vaga nas faculdades e universidades precisa usar a língua portuguesa de maneira adequada, estruturas sintáticas (regência verbal e concordância) corretas e termos semanticamente precisos; portanto, não se deve usar uma palavra cujo sentido real você não conhece. Norma culta não quer dizer termos sofisticados, mas palavras simples e precisas no contexto da redação. Não pense que palavras complicadas valorizam sua redação; pelo contrário, são ridículos. Em síntese, o vestibulando deve usar termos correntes com significados adequados. São também condições de nulidade de redação no vestibular, se apresentar 20 ou mais erros de ortografia, 20 ou mais erros de pontuação; estar escrita a lápis e ser ininteligível.

d) Criatividade. É claro que uma abordagem original do tema valoriza seu texto. Mas, o vestibulando deve ter cuidado em não confundir criatividade com idéias esdrúxulas. Gírias ou ditados populares não devem aparecer em sua dissertação (é um caso de plágio também) Caso queira usar, por exemplo: Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura; que é um ditado, construa assim: "Como diz o ditado popular: água mole, pedra dura.... 

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.