MENU

 Redação >> Elaborando uma redação nota 10
Redação para vestibular
 
Como redigir um texto impecável
 

 

Como redigir um texto impecável

Tenha um objetivo definido:
Descrição 
Dissertação 
Narração 
Carta 
Resenha 
Notícia de jornal 


Descrição
Para fazer uma impecável descrição, você deve procurar levar em conta os seus objetivos (por que a descrição está sendo escrita) e procurar conhecer e reconhecer o objeto (a coisa, a pessoa, o lugar, etc.) a partir de todos os enfoques que puder. Perceba que, dependendo de sua necessidade, você deverá optar por uma descrição objetiva (pela qual são privilegiados os elementos concretos) ou uma descrição subjetiva (pela qual são privilegiados elementos pessoais, particulares, etc.). Verifique todas as impressões que o objeto descrito causa em você (as impressões de todos os sentidos, as impressões morais, as lembranças...). 

Dissertação
Dissertar é expor idéias de modo organizado, com o objetivo de passar ao leitor uma informação ou convencê-lo de certa idéia. Existem muitas formas de realizar uma dissertação, porém a mais fácil de fazer — que é a mais simples para o leitor entender também — é a que se orienta pela estrutura clássica: uma introdução no início (a idéia principal apresentada objetivamente, de forma direta), um desenvolvimento em seguida (em que se apresentam dados e raciocínios para justificar ou explicar a idéia principal) e uma conclusão para encerrar (em que a importância da idéia principal é retomada, já se levando em conta o desenvolvimento que foi feito).
Atenção para o objeto! Procurar analisar o objeto (a coisa, a pessoa, o lugar, etc.) a partir de todos os enfoques que puder. Mentalmente, "ande" em volta do objeto, visualize-o por cima, por baixo, etc.
Verifique todas as impressões que o objeto descrito causa em você:
- as impressões de todos os sentidos 
- as impressões morais (causa prazer, repugnância, alegria...) 
- as lembranças. 


Narração
Para narrar bem, é fundamental adquirir o hábito de ler bastante as grandes obras literárias. Aqui no material são feitos comentários e análises de textos curtos. Narrar é, antes de mais nada, "contar" certos fatos. A maior parte da arte literária de todos os tempos foram feitos em formato narrativo: são os romances, as novelas, os contos, até mesmo poemas, além, sem dúvida, dos textos dramáticos (que são narrativos, mas têm um formato de apresentação peculiar). Os artistas que utilizaram a narração contribuíram para torná-la repleta de possibilidades.

Carta
a) Cartas pessoais. Ao escrever para pessoas conhecidas, não é indicado seguir padrões. É mais conveniente atuar espontaneamente, como na vida real, no contato direto com os outros.

b) Cartas comerciais. Têm um formato específico. Em breve estarão nesta página.

c) Cartas objetivas. Atenção: se você escreverá para alguém a quem não conhece, ou não conhece bem, e pretende passar-lhe informações ou mesmo convencer o interlocutor de alguma idéia, você estará fazendo uma dissertação. Nesse caso, são os elementos desse tipo de texto que devem aparecer na carta.


Resenha
Por meio da resenha, um leitor em potencial pode verificar se gostaria de ler um certo livro, por exemplo. Esse tipo de texto segue, nos elementos mais básicos, os padrões de uma dissertação, mas pode exigir do redator um conhecimento especializado, pois ele estará ao mesmo tempo escrevendo um texto e avaliando outro. Também conhecida como recensão, é o comentário, em geral breve, que se faz de uma obra escrita. 

Para realizar uma boa resenha, pergunte-se previamente: 
- quais as partes mais marcantes da obra analisada; 
- quais as características principais de personagens (se houver); 
- em que época ocorre a história (se houver); 
- qual a opinião principal que o escritor expressa; 
- de que outras obras você se lembrou ao ler essa, e por quê. 

Notícia de jornal
Em geral predomina a narrativa nesse tipo de texto, mas a exposição de determinadas idéias (a que os fatos se referem) é que norteia a construção do texto. Pretende informar alguém sobre certo fato recente em um periódico como o jornal, um texto jornalístico. Procura-se dar destaque para a informação mais atualizada, colocando-a no início — para os leitores que precisarem de uma contextualização. Deve-se usar frases curtas e palavras simples. Fazer o leitor pensar que sou neutro em relação ao fato: direi "aconteceu tal coisa", e não "vi tal coisa". 

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.