Notícias no WebVestibular

Fique por dentro !


 Novos rumos para o farmacêutico


Saúde, beleza, gestão, logística, administração, educação e alimentos: áreas diferentes, que o farmacêutico pode atuar.

Mais informações do Enem
Calendário dos vestibulares

ANUNCIE AQUI!

"Não perca essa!"
o Webvestibular vai tornar seus sonhos realidade!

                               


A Farmácia é uma das profissões mais antigas da sociedade e também é muito versátil. Ao todo, são mais de 70 opções de atuação e, nos últimos anos, novos setores do mercado requerem a expertise desse profissional.

O farmacêutico estuda química, física, biologia, leis, economia, anatomia do corpo humano, plantas e medicamentos, em todos os aspectos possíveis. Por isso, é qualificado para trabalhar em indústrias, tanto na produção, como na pesquisa de medicamentos e assuntos burocráticos. Pode trabalhar com pacientes ou elaborar protocolos para melhorar o acesso aos medicamentos. Ainda está habilitado a atuar na manipulação de fórmulas e cosméticos, melhorando a saúde física e emocional das pessoas.

Além das inúmeras possibilidades, em todas as etapas que envolvem pesquisa, produção, transporte, armazenamento, comercialização e utilização de medicamentos, é legalmente obrigatória a presença do farmacêutico como responsável técnico. Em farmácias e drogarias, essa obrigatoriedade foi sancionada em 1973. Entretanto, a fiscalização se tornou mais efetiva por volta de 2004, quando os Conselhos Regionais de Farmácia passaram a cobrar com mais rigidez a presença do farmacêutico em tempo integral durante o horário de funcionamento dos estabelecimentos.

Em distribuidoras de medicamentos, havia grande controvérsia sobre a necessidade do farmacêutico em tempo integral de funcionamento. A Medida Provisória 2.190-34 vem deixou claro que deve ser aplicado às distribuidoras de medicamentos o disposto na Lei 5.991/73, ou seja, torna-se claramente obrigatória a presença do farmacêutico em distribuidoras, em tempo integral.

Estados como Piauí e, mais recentemente, São Paulo, possuem legislação específica sobre a atuação do farmacêutico em empresas de distribuição e transporte de medicamentos. No Piauí, a resolução nº 433, regula a atuação do farmacêutico em empresa de transporte terrestre, aéreo, ferroviário ou fluvial, de produtos farmacêuticos, farmoquímicos e produtos para saúde. Em São Paulo, em 19 de dezembro foi aprovada a Lei 15.626, que torna obrigatória a presença de Farmacêutico como responsável técnico habilitado nos quadros das empresas que realizam o transporte terrestre, ferroviário, aéreo e fluvial de medicamentos e insumos farmacêuticos, em todo o Estado de São Paulo.

De fato, a classe farmacêutica tem tido muitas conquistas. O farmacêutico tem demonstrando sua importância na saúde da população e na saúde das empresas onde atua, gerando valores e promovendo economia. Com todos os avanços, todos ganham: a profissão, o profissional e, mais ainda, a população, pois o farmacêutico garante as boas práticas de fabricação dos produtos, fazendo com que tenham eficácia, efetividade e qualidade. No transporte dos medicamentos, é o profissional que assegura as condições ideais de temperatura, umidade e disposição das embalagens. No comércio, o farmacêutico colabora para prevenção, promoção e proteção da saúde, saúde por meio da orientação e acompanhamento dos pacientes.

Por sua versatilidade e conhecimento multidisciplinar, é cada vez mais requisitado e contribui para a saúde e a melhoria da vida das pessoas. Os novos rumos apontam para uma profissão mais valorizada, com o mercado amplo, diverso e promissor.

Por Sarah B. V. Faria é professora do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras de Guarapari, especialista em Saúde Pública e Gestão da Assistência Farmacêutica e mestre em Educação.

 


Vai fazer o Enem? Saiba como acertar na carreira primeiro!
Cursos na área de gestão
Vestibular 2020 na Metodista com inscrições abertas
Unimonte abre inscrições para Vestibular 2020 Oficina do Joca Jornal
Datas do Enem, Fuvest, Ita, Unesp, Uerj...
Feira de Profissões Anhanguera
FAAP abre inscrições para o vestibular 2020 Aprenda como estudar para passar!
Encerramento das inscrições vestibular FGV
Vestibular para Medicina na FMP/Fase
Gestão Portuária e Administração
Novos cursos de graduação Metodista
Granbery abre inscrições
Vestibular 2020 da Fuvest
Ingresso na USP pelo SiSU Enem
Curso em Gestão de Esportes
Manual da Fuvest 2020 Feira USP e as Profissões
Inscrições para Medicina na Unicid
Vestibular 2º semestre Metodista
Unicamp divulga datas para 2020 Senac Porto Alegre abre inscrições
Medicina USCS: últimos dias
TI é área com demanda

Inscrições na Faculdade Senac
Hotelaria requer inovação
Administrador é profissional chave
Unicamp libera Lista de Livros
Chegou Hora do Enem
Comvest inscreve professores
Depoimentos sobre o Webvestibular
 

Calendário de vestibulares completo - Clique Aqui!

Datas do Enem, Fuvest, Ita, Unesp, Uerj...

Novidades no Enem
 

 

Veja também:
Como melhorar a concentração nos estudos

Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões
Definindo a Profissão
 

  Vestibular para vestibulandos
Dicas de Redação para o Enem
 


 
Voltar Notícias Anteriores

       Ver Novidades

Visite a página do   Especial ProUni

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar

Estude com nossas Vídeo Aulas

Apostilas Selecionadas

Conheça o Exclusivo Guia de planejamento do Tempo

Como fazer uma Redação Nota 10!!!

 Brasil,
Copyright © Desde 07/2000 WebVestibular - site do vestibulando. Todos os direitos reservados. All rights reserved.