MENU

 Revisão >> Revisão das principais matérias do Vestibular
Revisão de Geografia - Cartografia
 
Cartografia no Brasil
 

 

 

Cartografia no Brasil

Cartografia no Brasil, processo histórico de confecção de mapas que descreveram o território brasileiro. 

Das cartas de navegação usadas pelos navegadores portugueses no século XVI, a mais importante foi a de Pero Lopes de Sousa, de 1530, mas devem ser mencionados o mapa-múndi chamado de Cantino - feito em 1502 por um cartógrafo português desconhecido -, que é o primeiro em que aparece a costa do Brasil, e o planisfério de Jerônimo Marini, de 1511, em que pela primeira vez as terras da América do Sul aparecem com o nome de Brasil. 

No século XVII o alemão George Marcgrave, que veio com Maurício de Nassau para Pernambuco, iniciou a obra Proginástica Matemática Americana, inacabada por sua morte prematura aos 34 anos. 

No século XVIII, o principal legado cartográfico foi deixado pelos demarcadores dos tratados de Madri (1750) e Santo Ildefonso (1777). No século XIX os trabalhos de Conrado Jacob Niemeyer (1846) e do francês Henrique de Beaurepaire-Rohan (1873) inauguraram a fase de cartas gerais que detalham a geografia do país. 

No século XX, as atividades de agências governamentais especializadas passaram a definir as principais referências cartográficas do Brasil, como o Serviço Geográfico do Exército, o Departamento de Hidrografia e Navegação e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, através de sua diretoria de Cartografia e Geodésia, além de órgãos especializados que utilizam a cartografia para suas funções específicas, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e secretarias estaduais de colonização.

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.