MENU

 Revisão >> Revisão das principais matérias do Vestibular
Revisão de Geografia - Cartografia
 
Cartografia - Sistema de posicionamento global (GPS)
 

 

 

Cartografia - Sistema de posicionamento global (GPS)

Também conhecido como GPS, é um sistema de navegação baseado num sistema de rádio espacial. 
Consta de 24 satélites que proporcionam posições precisas em três dimensões, velocidade e tempo, durante as 24 horas do dia, em qualquer parte do mundo e em todas as condições climáticas. 

Por não haver comunicação direta entre usuário e satélites, o GPS pode servir a um número ilimitado de usuários. 
O sistema de posicionamento global (GPS) está disponível sob duas formas básicas: SPS, iniciais de Standard Positioning Service (serviço de posicionamento padrão) e PPS, iniciais de Precise Positioning Service (serviço de posicionamento preciso). O SPS proporciona a posição horizontal exata a 100 m. 

A exatidão horizontal do PPS é de 20 m. Aos usuários autorizados, geralmente militares dos Estados Unidos e seus aliados, o PPS também proporciona maior resistência à saturação e imunidade aos sinais enganosos.

FUNCIONAMENTO 
Os satélites GPS possuem relógios atômicos de alto grau de precisão. A informação horária se situa nos códigos de transmissão mediante os satélites, de forma que um receptor pode determinar em cada momento quanto tempo se transmite o sinal. 

Esse sinal contém dados que o receptor utiliza para calcular a localização dos satélites e realizar os ajustes necessários para obter as posições com precisão. 

O receptor utiliza a diferença entre o tempo da recepção do sinal e o tempo de transmissão para calcular a distância até o satélite. Também leva em conta os atrasos na propagação do sinal devidos à ionosfera e à troposfera. 
Com três distâncias para três satélites e conhecendo a localização do satélite de onde foi enviado o sinal, o receptor calcula sua posição em três dimensões.

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.