MENU

 Simulados >> teste seus conhecimentos!!!
Simulados das principais matérias do vestibular
 
Geografia - respostas

 

1. Trata-se das amplitudes térmicas, ou seja, das diferenças entre as médias de máxima e mínima observáveis no território nacional, que indicam a influência da latitude no clima (quanto maior a latitude, maior a amplitude térmica).
Resposta: C

2. A frente fria que recobre parte dos Estados do centro-sul do Brasil provocará instabilidades nessa região. No resto do Brasil, o tempo será bom, com poucas possibilidades de chuva.
Resposta: C

3. Não se conhece com precisão a origem do fenômeno, mas ele parece estar ligado a alterações no comportamento dos ventos alísios. Ocorre, então, um superaquecimento das águas do Oceano Pacífico, na altura da costa das Filipinas, por volta de maio. Essas águas aquecidas se dirigem à costa oeste da América do Sul (Peru e Colômbia), provocando assim essas brutais conseqüências. Dessa forma, de simples corrente marinha, o EI Niño tornou-se um fenômeno climático global.
Resposta: A

4. A formação araucária encontra-se em seu ambiente natural, em áreas do sul e sudeste do país e, eventualmente, no extremo sul do centro-oeste.
Resposta: B

5. Além dos cerrados, outros dois domínios não ultrapassam o território nacional, são eles o de mares de morros, restrito à faixa litorânea oriental do Brasil, e o da caatinga, que se estende pelo Nordeste e Minas Gerais.
Resposta: D

6. Na alternativa A, a bacia mais extensa do Brasil é a do Tocantins–Araguaia; na alternativa B, a menor bacia em extensão no Brasil é a do Amapá; na alternativa C, dentro da Bacia Platina, a mais extensa é a do Paraná; na alternativa D, a Bacia do Rio São Francisco também possui rios temporários.
Resposta: E

7. A salina deve estar próxima à praia para facilitar a chegada das marés com a água; o relevo deve ser plano para facilitar a formação dos lagos de decantação; e, quanto mais quente e venturoso for o ambiente, melhor será, pois isso facilita a evaporação da água.
Resposta: B

8. Trata-se de uma barreira sedimentar, muito comum no litoral do Nordeste do Brasil.
Resposta: C

9. O arquipélago de Fernando de Noronha é de origem vulcânica, provavelmente formado na era mesozóica.
Resposta: A

10. O Planalto e Chapada dos Parecis constitui uma das mais importantes unidades do relevo do Brasil, verdadeiro divisor de águas do território sul-americano.
Resposta: E

  

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.